Havia em um vilarejo na Itália no período medieval um padre que tinha muito prazer em ajudar as pessoas, principalmente os pobres. Órfão de pai e mãe, o nosso padre não conhecia as suas origens, nem tinha um parente que pudesse chamar – “meu sangue”.
Não era infeliz o padre, pois sabia que Deus se agradava de seu trabalho, e tinha muita gratidão ao bispo Gioto eu o criou desde pequeno e o conduziu ai sacerdócio. No entanto sua origem era um enigma e um drama, ele sentia uma amargura ironia de ajudar famílias e de nunca ter conhecido a sua.
O padre tinha sempre seu lenitivo no exercício do amor ao próximo, entre seus beneficiados havia um mendigo que já há alguns anos ficava em frente a escadaria da igreja a chamar por migalhas dos outros. Como sempre fazia, um certo dia resolveu o padre conversar com o mendigo, sentiu vontade de lhe perguntar sobre sua vida, pois há tempos desejou saber do passado daquele pedinte que ali prostrado parecia esperar a morte a mercê da misericórdia de todos.
O padre como de costume dirige-se ao mendigo, com um objetivo inédito de saber sobre sua história. Ele lhe diz:
Padre: O senhor esta sempre aqui. Por acaso não tem um residência.
Mendigo: Não meu santo padre, sou neste mundo como um cão sem dono, não tenho teto ou chão para pisar.
Padre: E sempre foi assim?
Mendigo: Não senhor, eu já tive vida regalada, com casas e muitas terras e criações...
Interrompe lhe o Padre:
Mas como o senhor perdeu tudo?
Mendigo: É seu Padre eu tinha a esposa, e logo que ela teve o nosso filho com médicos, mas ela veio a falecer, e eu arruinado sem nada na vida não vi opção a não ser entregar o fruto do nosso amor ao bispo Gioto e....
Interrompe-lhe o Padre: Então o senhor é o meu pai! Pois a única criança que o Bispo criou fui eu!
Mendigo: Meu filho!!!
Mendigo: Eu não mereço o seu perdão, filho, se é que posso chama-lo de filho
Padre: Meu pai, o senhor não me criou porque não pôde e isso o exime de qualquer culpa. O que importa é que de hoje em diante o senhor será para todos o meu pai, vai morar comigo, e vai Ter roupas, calçados novos e um filho para cuidar do senhor.
Enquanto isso o ex mendigo chora por receber uma nova vida mais do que especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário